terça-feira, 10 de abril de 2012

8º ATO DO PROGRAMA UFAL EM DEFESA DA VIDA – TEMA: CORRUPÇÃO ELEITORAL E VIOLÊNCIA - DIA 30 DE SETEMBRO

O 8º Ato do Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA aconteceu em referência às eleições que se realizariam no dia 03 de outubro. O que existiu de novo nesta programação é que ela foi sugerida por um grupo de estudantes do Curso de Direito da UFAL e acatada imediatamente pela PROEST. A temática escolhida para discussão no 8º ATO DO PROGRAMA UFAL EM DEFESA DA VIDA teve por objetivo o aprofundamento de reflexões que pudessem problematizar a corrupção e a violência como obstáculos ao processo de democratização do Estado. A participação da sociedade na construção de experiências democráticas nos exige pensar nossa intervenção no processo eleitoral onde temos a oportunidade de escolher nossos representantes para os poderes executivo e legislativo, em nível estadual e federal. 

Com a realização do 8º Ato, pretendíamos evidenciar a relação existente entre as práticas de corrupção e os atos de violência na sociedade alagoana; mas, principalmente, desejávamos despertar nos jovens universitários a sua responsabilidade na reversão, com o seu voto, das práticas de violência que historicamente são utilizadas tanto para a conquista como para a manutenção do poder em nosso Estado. 

Ao abrir esse espaço de discussão, a PROEST se inscreve na formação política dos estudantes da UFAL, despertando sua consciência crítica, e os interpelando para adotar uma postura comprometida com uma “ética da responsabilidade”. Apenas dessa forma podemos nos sentir protagonistas na construção de um novo tempo de experiência democrática em nosso país e em nosso Estado. Durante todo o dia 30 nos dedicamos à discussão do tema através de uma Mesa Redonda (manhã) e uma palestra (tarde) com a participação de pessoas da mais alta qualidade, militantes históricos do movimento em defesa dos direitos humanos em Alagoas. Contamos com a participação de todo(as), acreditando que sempre podemos fazer diferente e melhor!

Foi muito importante a participação dos estudantes nas discussões, apesar de avaliarmos que o significado do tema e a proximidade das eleições poderiam ter atraído um público maior.

É importante registrar a participação, mais uma vez, do Projeto “Aquin(ta) Cultural durante os debates com uma apresentação teatral abordando o tema da Corrupção Eleitoral no Brasil.

Durante o processo de preparação do 8º ATO, publicamos dois Editais a partir de um Programa de Incentivo à Publicação Estudantil (PIPE): um estabelecendo o 1º CONCURSO DE ARTIGOS com o tema “Corrupção Eleitoral e Violência”; e outro Edital estabelecendo o 1º CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DA PROEST/UFAL com o tema “Atitudes Sociais em Defesa da Vida e Promoção da Paz”.

O 1º Concurso de Artigos da PROEST/UFAL ficou vinculado ao Programa permanente UFAL EM DEFESA DA VIDA, e tem por objetivo incentivar os estudantes de graduação a expressar, através de artigos científicos, suas percepções em relação aos atos de corrupção ocorridos nos processos eleitorais, como também, incentivá-los a pensar soluções para os problemas provenientes da vida em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário