segunda-feira, 9 de abril de 2012

2º ATO DO PROGRAMA UFAL EM DEFESA DA VIDA: MESA REDONDA: VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA – DESAFIOS E PERSPECTIVAS


O 2º Ato aconteceu no dia 28 de Maio de 2009, no Auditório da Reitoria com a realização de uma Mesa Redonda onde foi discutido o tema “Violência Segurança Pública em Alagoas: desafios e perspectivas”. Os Palestrantes foram o então Presidente do Conselho de Segurança Pública do Estado de Alagoas, o Juiz Manoel Cavalcante, e o então Coordenador do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura da Secretária Nacional de Direitos Humanos, vinculado ao Ministério da Justiça, Pedro Montenegro (atual Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania). 

Também utilizamos uma estratégia de ampla divulgação não só no espaço universitário, como também na sociedade alagoana, que se fez presente através dos representantes da Secretaria de Defesa Social, na pessoa do seu secretário, Dr. Paulo Rubim; da Secretaria Estadual da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, através de sua Representante Fátima Canuto; do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, através do seu presidente Adv Everaldo Patriota; do Presidente do ITERAL, Geraldo Majella, entre outros. 

Apresentação da Mesa redonda Secretário De Defesa Social Drº Paulo Rubim Participações da Sociedade Civil e Comunidade Acadêmica Neste mesmo Ato, inauguramos um Placar com os números de homicídios ocorridos mês a mês no Estado de Alagoas, através dos dados oferecidos pela Secretaria Estadual de Defesa Social. Esta é mais uma estratégia que utilizamos para dar visibilidade aos números, e para implicar os universitários na discussão desta problemática que não se restringe aos gestores da Segurança Pública, mas a todos e todas que participam da sociedade alagoana. Neste Ato tivemos a participação de aproximadamente 120 pessoas, incluindo os estudantes inscritos.

Com o objetivo de representar simbolicamente os 497 mortos nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março do ano de 2009, distribuímos 497 velas que foram acendidas em homenagem àqueles que foram vítimas fatais no Estado de Alagoas até aquela data. Lançamento do Placar dos Homicídios Exposição dos Números de Homicídios nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março Velas representando simbolicamente as 497 pessoas assassinadas em Alagoas nesses três meses de 2009. Avaliamos que presença dos Estudantes neste 2º Ato foi mais significativa que no 1º Ato. Precisamos registrar que a partir deste 2º Ato passamos a oferecer Certificado de Participação aos estudantes; isso pode ter sido um estímulo a sua participação neste e nos outros três atos que realizamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário